sábado, 20 de junho de 2009

O Velho e o Mar

Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor cuja vida ficou tão famosa quanto seus melhores livros. "O Velho e o Mar", de 1952, é o último trabalho que Hemingway publicou em vida. Para muitos, é também a sua obra mais importante. Ela lhe valeu o Prêmio Pulitzer em 1953 e, no ano seguinte, foi decisiva para que o escritor ganhasse o Prêmio Nobel. O livro gira em torno de Santiago, um pescador cubano, idoso e empobrecido. Seus companheiros acreditam que sua carreira está perto do fim. A única pessoa que ainda confia em suas habilidades é um garoto que o ajudara em outras ocasiões, mas que havia sido proibido pelos pais de o acompanhar em novas pescarias. Disposto a recuperar a sorte e o prestígio, Santiago parte sozinho para o alto-mar, onde trava uma luta de três dias na caçada a um peixe.
O trecho é o final do belo desenho animado do russo Alexander Petrov , capturado na rede.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros Fernando, Andréa e toda a turma que colabora com Tainha na rede voces estão mesmo dando um nível de excelência a este blog
postando artigos como este sobre "O velho e o mar". Li esta obra na juventude e fiquei encantada. O lindo da coisa é que apesar de ser um clássico(pra mim é) da literatura, se adequa a todo leitor. O espaço Tainha na rede está trazendo ao universo dos pescadores implementos e linguagens culturais que a práxis acadêmica proporciona a quem acessa as universidades. Certo:nem todos tem internet mas ontem na tarrafada que cliquei aqui nos Molhes da Barra em Laguna, o pescador falou para seu neto que portava um celular:
"- tira a foto aí ó Juninho!
Depois nós queremos ver no teu computador!"
Parabéns a voces do Tainha na Rede, por tanta pesquisa que oportunizam a todos nós!
Abraço da Fatima de Laguna - vou assar uma tainhazinha porque ninguem é ferro!