quinta-feira, 30 de julho de 2009

ÚÚÚÚÚ!!!!! - FIM DE SAFRA

Cerca de 3 mil e 300 toneladas de tainha foram capturadas em Santa Catarina durante a safra deste ano, que começou dia 15 de maio, com o fim do defeso, e termina oficialmente hoje, 30 de julho. Nas praias e no mar, as tainhas já tinham desaparecido desde o dia de São Pedro, 29 de junho, também dia do pescador. Esta foi a quarta melhor safra dos últimos 10 anos.

Clic na imagem para ler Fotos Fernando Alexandre

No "relatório oficial" fixado na porta de uma das geladeiras do Bar do Arante, um resumo da pesca deste ano no Pântano do Sul. Foram cercadas e arrastadas para a praia exatas 8.661 tainhas. O placar indica as canoas que participaram da pesca; a quantidade de peixes arrastados; o dia; o tempo; os vigias e faz algum comentário sobre o que aconteceu no lanço. O placar não inclui as tainhas capturadas pelos barcos com a caça-de-malha.
O Troféu
Foto Andrea Ramos O "Troféu Tainha", instituido este ano na Ilha de Santa Catarina pelo Instituto Costão Social premiou a comunidade da praia dos Ingleses, no Norte, por ter capturado a maior quantidade do peixe durante a temporada na região: 55 mil tainhas. Em segundo lugar ficou a praia do Santinho e, em terceiro, a praia da Lagoinha.
Em 2008, a pior dos últimos anos, foram capturados 780 toneladas do pescado – três vezes menos que em 2007, que foi de 2.500 toneladas.

Nenhum comentário: