terça-feira, 4 de agosto de 2009

Baleeeeiiiaaaassss!!!

Depois do sobrevoo de helicóptero realizado pelos biólogos do Projeto Baleia Franca no último dia 30 entre as praias de Torres, no Rio Grande do Sul, e Garopaba, em Santa Catarina, quando 61 baleias foram avistadas, sendo que vinte delas filhotes, elas estão sendo cada vez mais visíveis em todo o litoral Sul do Estado. Nos último final de semana, mães com seus filhotes ou mesmo baleias solitárias foram avistadas na Praia do Sol e Itapirubá Sul, em Laguna, Praia da Vila e Ibiraquera, em Imbituba, Gambôa, em Paulo Lopes e Ponta do Papagaio, em Palhoça. A maioria das baleias foram avistadas em praias que fazem parte da APA - Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. A coordenadora de pesquisa do projeto, bióloga Karina Grock, acredita que esta deve ser uma das melhores temporadas desde o início dos sobrevoos de pesquisa, em 1987. O recorde de observação de baleias aconteceu em 2006, quando 196 foram avistadas em um único sobrevoo.

A Área de Proteção Ambiental em Santa Catarina

Contando com amplo apoio internacional, a APA da Baleia Franca foi criada em 14 de setembro de 2000 através de Decreto Federal , abrangendo 156.100 hectares da costa centro-sul de Santa Catarina. Além de proteger as enseadas de maior concentração de baleias francas com filhotes, a APA protege importantes áreas terrestres com costões rochosos, dunas, banhados e lagoas. Sob a responsabilidade do IBAMA, este novo santuário natural deve ainda servir como polo de educação e interpretação ambiental.

Em 2006, o IBAMA definiu novas regras para o turismo embarcado de avistagem de baleias na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A Instrução Normativa foi necessária em função do crescimento desordenado da atividade na região. Com as novas determinações, em algumas praias somente poderá ser realizada a prática do turismo de observação desde terra, assegurando, deste modo, que as fêmeas e filhotes tenham áreas-refúgio onde não sejam perturbadas por embarcações. Ela também prevê a restrição nas áreas delimitadas de atividades náuticas e recreativas em geral, realizadas por embarcações motorizadas.

Mergulhe mais fundo e saiba onde as baleias já apareceram no

http://www.baleiafranca.org.br/avistagens/avistagens.asp

Nenhum comentário: