quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LAGOA DOS PATOS

A Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, é a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina. Tem 265 quilômetros de comprimento e uma superfície de 10.144 km², estendendo-se na direção nor-nordeste-sul-sudoeste, paralelamente ao Oceano Atlântico e a ele ligada através da barra da Praia do Cassino, no extremo sul, no município de Rio Grande.
Seu nome estaria ligado às tribos de índios que habitavam a região do Rio Grande do Sul, conhecidos como "patos", de cultura guarani.Outra versão conta que a origem do nome desta laguna teria ocorrido em 1554, quando viajavam para a região do Prata algumas embarcações espanholas que, acossadas por um temporal, tiveram que procurar abrigo na barra do Rio Grande. Aí deixaram fugir alguns patos que traziam a bordo e de tal modo se deram bem as aves com o lugar, que se reproduziram assombrosamente, chegando a coalhar a superfície das águas da laguna, dando-lhe o nome.
Seqüência de imagens feitas por Miguel Sanchis entre Itapuã e Rio Grande, na Lagoa dos Patos, RS, Brasil. Música de Airton Madeira e Otacílio Meireles.
Mergulhe mais fundo, saiba mais sobre a região no

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Fernando, achei muito interessante o seu blog, falando de vários locais de pesca e assuntos relacionados ao tema. Nós que gostamos da natureza e pesca com esporte temos que ficar atentos as ameaças ao ecosistema e denunciá-las se necessário.
Moro em São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul) e também tenho um blog de pesca: htt://pescanalagoa.blogspot.com
Gostaria muito de lhe propôr uma parceria entre nossas páginas. Colocando um banner seu no meu blog, e você um link ou banner, como preferir.
Pode me mandar um email ou acessar o blog e fazer um comentário.
Aguardo seu contato.
Um grande abraço.