sábado, 20 de março de 2010

Outono nublado e com chuvas

Foto Fernando Alexandre
Com risco de temporais em todas as regiões de Santa Catarina, o Outono começa hoje, sábado, às 14:32 horas. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas do Estado, a aproximação de uma nova frente fria provoca instabilidade e chuva no decorrer deste sábado, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul.Nas demais regiões, as pancadas de chuva com descargas elétricas devem ocorrer entre a tarde e a noite.
HORA MARCADA
Como a Terra gira ao redor do Sol e esse movimento vai mudando a quantidade de iluminação que cada região do planeta recebe ao longo do ano, o Outono tem uma hora precisa para começar. Às 14h32min de hoje vai ser um momento raro porque tanto a parte Norte do nosso planeta, onde ficam países como os EUA, quanto a parte Sul, onde está o Brasil, vão receber a mesma quantidade de energia do sol. Só que isso vai durar só um minuto. A partir das 14h33min, o hemisfério Sul já vai começar, aos poucos, a receber menos energia do Sol. E a luminosidade que a nossa região recebe vai diminuindo cada vez mais, até que, em junho,começar a estação mais fria do ano para nós: o inverno.
Ao mesmo tempo, no hemisfério Norte vai acontecer o contrário. Hoje, a partir das 14h33min, a metade Norte do planeta vai começar a receber mais energia do Sol. Lá vai ter início a primavera. E a intensidade da luz do Sol vai aumentando, até que, em junho, lá vai começar o verão.
(Informações do DC)

Nenhum comentário: