sábado, 24 de julho de 2010

Bar do Chico:Hoje a reconstrução

Fotos Ivan de Sá Moradores da praia do Campeche, Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, vão realizar hoje, sábado, às 15 horas, um mutirão para reconstruir o Bar do Chico, demolido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) em 16 de julho "por estar situado em uma área de preservação".
O presidente da Associação de Moradores do Campeche (Amocam), Ataíde Silva, explica que cerca de 150 moradores iniciarão os trabalhos para reerguer o bar, que funcionava desde 1980. Silva diz que a demolição foi uma incoerência que revoltou a comunidade do Campeche, pelo valor histórico do Bar do Chico. — Vamos nos mobilizar lá no local com materiais e ferramentas, também vamos elaborar um projeto e ver certinho quanto isso vai custar para os moradores — explica o presidente. Ameaças
O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, diz que a área onde estava o Bar do Chico é pública e qualquer pessoa que invada e tente fazer uma obra em área pública sofrerá a fiscalização da polícia ambiental. O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Florianópolis, Marcelo Duarte, já salientou que o efetivo estará preparado para intervir em qualquer ação que ultrapasse uma manifestação pacífica. Ele adverte, também, que a tentativa de tentar reerguer o bar pode ocasionar prisões. Demolição O Bar do Chico foi demolido após dez anos de luta na Justiça. O estabelecimento havia sido construído em área de preservação ambiental. O processo de demolição estava pendente desde 2007. A decisão assinada pelo juiz Hélio do Valle Pereira foi cumprida por funcionários do Departamento de Fiscalização da Floram, coordenada por Marcelo Ferreira. Ordem de demolição foi contestada O advogado do proprietário do bar, Luiz Carlos Fritzen, e o presidente da associação de moradores defendem que existia um processo de tombamento do local que foi descartado. Mas o superintendente da Floram explica que mesmo que o patrimônio fosse tombado não haveria como regularizar a situação, por isso não houve o tombamento e foi determinada a demolição.

Nenhum comentário: