segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MORTE EM LAGUNA

 Foto IBF

Um filhote de baleia franca medindo 5,5 metros encalhou na manhã de ontem, domingo, na Praia do Gi, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. De acordo com a equipe do Projeto Baleia Franca, esse foi o primeiro encalhe do ano em praias catarinenses.

Devido ao estado de decomposição, acredita-se que o mamífero já estava morto há cerca de três dias. A baleia foi avistada por volta das 8h pela polícia ambiental. A necropsia no corpo do animal não indicou causas externas para a morte. A veterinária Cristiane Koslenikovas, da Associação R3 Animal, que coordenou os trabalhos acredita que a baleia tenha morrido por  falta de alimento.

Durante os primeiros meses de vida a única fonte de energia é o leite da mãe e o macho pode ter se perdido. Após a retirada de tecidos do animal para análise uma retroescavadeira foi utilizada para enterrar a carcaça.

A mortalidade de filhotes da espécie franca é comum e atinge por volta de 10% do total de nascimentos. Em 2010 foram registrados três encalhes na região, sendo dois filhotes e um adulto. Vale ressaltar que encalhes de indivíduos adultos são raros.

(Com informações do IBF e do DC)

Nenhum comentário: