quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DEU NO JORNAL

 
PESCA ILEGAL NO ARVOREDO

Três embarcações e uma tonelada de peixes foram apreendidas nesta quinta-feira na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, na Grande Florianópolis. Uma operação conjunta entre a Delegacia de Polícia Marítima da Polícia Federal e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) flagram a prática de pesca ilegal no início da manhã.

A polícia e o ICMBio receberam informações que o crime ambiental estaria ocorrendo na região da reserva. Por isso, montaram a força-tarefa e rumaram para a região na madrugada desta quinta-feira. Três barcos acabaram flagrados. Eles já haviam pescado cerca de uma tonelada de peixe.

A PF deteve 16 pessoas, entre elas os três comandantes, que responderão por crime ambiental, além de receber uma multa, que varia de R$ 50 mil a R$ 50 milhões. Dois proprietários dos barcos não estavam durante a pesca, mas também serão responsabilizados pela prática ilegal.

Os barcos e o material apreendido devem chegar à Delegacia de Polícia Marítima, em Florianópolis, no início da tarde desta quinta-feira.

Saiba mais sobre a Reserva do Arvoredo

— A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é composta pelas ilhas costeiras Arvoredo, Deserta, Galé e pelo rochedo Calhau de São Pedro, a Norte de Florianópolis. A área de 17,8 hectares dista a 11 quilômetros do continente e é protegida por decreto Federal.

— Sua região de entorno abrange os municípios de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Tijucas, Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Com exceção de Florianópolis, todos os outros municípios da região de entorno possuem sua economia baseada na pesca e no turismo.

— A criação da reserva visa proteger os ecossistemas da região costeira ao norte da ilha de Santa Catarina, suas ilhas e ilhotas, águas e plataforma continental com todos os recursos naturais associados.

— A visitação pública só é permitida em caráter educacional e ou científico, e depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade.

 (Do DC de hoje, 22/09/11 - www.diario.com.br )

Nenhum comentário: