sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MAIS MORTE NO MAR

Foto Jules Marcelo
  Pesquisadores do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) encontraram mais duas baleias mortas no Litoral Norte de Santa Catarina. Na quarta-feira, os biólogos encontraram o corpo de uma baleia jubarte parcialmente decomposto na praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Na manhã desta quinta-feira, localizaram um bebê fêmea de uma baleia-minke-antártica, com 3,65 metros, na praia de Porto Belo.
Exames preliminares no filhote apontaram indicativos de interação com a pesca de emalhe e o animal foi transportado para o Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras. Já a jubarte apresenta diversas mordidas típicas de tubarão-azul efetuadas após sua morte, o que indica que a baleia morreu em alto-mar. Pelo estágio de decomposição, estima-se que ela tenha morrido há pelo menos 30 dias.

Ainda nesta quinta-feira, os pesquisadores encontraram, no começo da tarde, em avançado estado de decomposição, um espécime morto de toninha. O animal estava na praia Brava, em Itajaí.
Os pesquisadores estão investigando o misterioso aumento de ocorrência de mortes de animais marinhos na costa catarinense. Nos últimos 30 dias, já foram registrados o aparecimento de 26 tartarugas verdes (Chelonia mydas), dois golfinhos cinza (Sotalia guianensis) e 12 botos (Tursiops truncatus), conhecidos como 'boto flíper' ou 'boto da tainha', a baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), a baleia-minke-antártica (Balaenoptera bonaerensis) e a toninha. 
 

Nenhum comentário: