sábado, 18 de fevereiro de 2012

VERÃO COM MAR DE MERDA

Foto Divulgação/Fatma
Relatório divulgado ontem, sexta-feira, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) acusa que um em cada três pontos analisados foi considerado impróprio para banho — um total de 64 de 195 monitorados. A média já havia sido ultrapassada na segunda quinzena de janeiro, quando 66 pontos de praias de SC foram considerados impróprios.
Em Florianópolis, a situação é muito pior: quase metade dos pontos analisados estão impróprios 29 dos 65 monitorados. Na praia de Canasvieiras, todo o mar está poluido, sendo totalmente desaconselhável o banho. Em Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Daniela e Cacupé, também no Norte da Ilha, a quantidade de pontos impróprios aumentou.
No Sul, estão impróprias para banho a Praia da Armação, em frente a foz do rio Sangradouro, e a Praia da Solidão (Rio das Pacas), na foz do rio. 

HEPATITE, CÓLERA, TIFO E ETC
A contaminação das águas cresce na temporada de verão. A balneabilidade está ligada à quantidade e à intensidade de águas poluídas que chegam ao mar.
Uma praia é considerada imprópria quando a quantidade da bactéria Escherichia coli por 100 mililitros for superior a 800 em mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, ou se o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros na última coleta.

A bactéria pode provocar doenças como gastroenterite, verminoses e até casos mais graves, como hepatite, cólera e febre tifóide.

Veja o relatório com todas as praias poluidas acessando o site da Fatma, clicando em seguida em "Balneabilidade"
www.fatma.sc.gov.br

ALERTA GERAL


Independente das placas de balneabilidade, os técnicos do órgão ambiental desaconselham o banho de mar após dias chuvosos. A chuva "lava as ruas", levando água contaminada para o mar. Locais próximos de braços de rios, córregos e tubulações também devem ser evitados.
(Com informações da Fatma e DC)

Nenhum comentário: