quarta-feira, 28 de março de 2012

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA


Reportagem da Euronews, em Português

James Cameron desce até o ponto mais profundo da Terra

A National Geographic divulgou imagens da expedição do diretor James Cameron a fossa das Marianas, o lugar mais profundo da crosta terrestre.
Cameron, 57, foi a primeira pessoa a viajar, sozinha, 11 quilômetros para dentro do oceano Pacífico para explorar a região.
A jornada no submarino Deepsea Challenger, desenhado pelo próprio Cameron, durou cerca de duas horas e meia.
De acordo com a National Geographic, ele permaneceu na depressão Challenger, o local mais fundo da fossa das Marianas, por 70 minutos.
O diretor dos filmes "Titanic" e "Avatar" descreveu a paisagem do local como "lunar" e "desolada".
"Meu sentimento foi de completo isolamento da humanidade, me senti como se em um dia eu tivesse ido para outro planeta e voltado."
Ele também descreveu os efeitos da enorme pressão dentro do submarino ao chegar ao fundo do oceano.
"A esfera em que eu estou realmente encolheu e a janela pela qual eu olho sofreu um empurrão para dentro, sob o peso de quase 8 toneladas por polegada quadrada.
Durante a expedição, Cameron recolheu amostras para pesquisas. As imagens produzidas serão usadas em um documentário em 3D.


(Da BBC)

Nenhum comentário: