sábado, 28 de julho de 2012

FORÇA DE BALEIAS



Foto Paulo Flores / ICMBio/PBF-Brasi

Em dois dias, 103 baleias-franca são
avistadas no Litoral catarinense

Número superou a marca de 2009, quando 61 animais foram observados
Alguns dos animais avistados estiveram em Santa Catarina em 2009

A primeira leva foi avistada na quinta-feira: 62 baleias-franca. Nesta sexta, outras 41 foram observadas. Com isso, os sobrevoos de monitoramento, realizados no mês de julho desde 2002, bateu o recorde que era de 2009, quando 61 animais foram avistados.

Na quinta-feira, as baleias estavam entre Imbituba e Torres (RS). Nesta sexta, entre Imbituba e e Lagoinha do Leste, em Florianópolis. Do total de baleias identificadas nos dois dias, 32 eram filhotes, muitos deles bastante pequenos, provavelmente nascidos há poucos dias.

Um filhote de baleia-franca albino também foi observado. De acordo com especialistas o nascimento destes filhotes é raro devido a baixa probabilidade de combinação genética fundamental para proporcionar esta característica ao indivíduo.

No sobrevoo foi possível observar que algumas baleias que estiveram em 2009 em Santa Catarina retornaram esse ano para procriar e ter seus filhotes. A espécie apresenta um ciclo reprodutivo trianual, o que faz com que muitas fêmeas voltem neste intervalo para o nascimento de novos filhotes.

— Vimos baleias que estiveram há 3 anos na região. Esse foi o ano quando estavam acontecendo as obras de ampliação do Porto de Imbituba. Ter esses animais retornando ao Estado significa que o trabalho do Projeto deu resultado, que as obras, já concluídas, e monitoradas pelo PBF na época não interferiram no ciclo desses animais—revela a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.diario.com.br)

Um comentário:

Henrique Colonese disse...

E ai Fernando, passado a safra da tainha agora deu baleia no campeche. fomos dar uma volta na praia lá estava ela toda soberana no mar.

Dá uma espiada. http://campechefatosefotos.blogspot.com.br/2012/07/baleia-franca-visita-praia-do-campeche.html

Abraço...