domingo, 19 de maio de 2013

SURF E TAINHAS

Foto Fernando Alexandre
Durante a temporada de pesca, as tainhas 
é que pegam ondas nas praias da ilha 

Saiba onde você pode surfar em Florianópolis na temporada da tainha
Na última quarta feira, 15 de maio, foi aberta oficialmente a temporada de pesca da tainha em todo litoral brasileiro, fonte de renda de muitas famílias e uma tradição no litoral catarinense. Mas a temporada, que provoca o "fechamento" de algumas praias, também causa de alguns conflitos entre surfistas e pescadores.

Em Santa Catarina, a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) promove um acordo entre surfistas e os pescadores, que pretende garantir a paz e a harmonia entre ambas às partes nesta época de pesca. Na maioria das praias catarinenses terá uma placa para indicar se é permitida a prática de esportes no local.

As placas têm bandeiras que, quando erguidas, sinalizam a presença de cardumes de peixe na área, não sendo permitida a prática de esportes, e quando abaixadas, sinalizam área livre para prática de esportes.

— A pesca da tainha é uma tradição no litoral catarinense, assim como o surfe agora é profissão, e o sucesso deste acordo, é o respeito mútuo — declarou Fred Leite, presidente da Fecasurf.

Uma dica para evitar conflitos é, quando chegar as praias fechadas, dirigir-se primeiro aos barracos de pesca para obter as informações para saber se realmente naquele dia a praia estará fechada para o surfe. Da mesma forma, se espera que todo pescador mantenha o respeito para com os esportistas.

Em Florianópolis, as praias liberadas para a prática de esportes são:

Praia da Joaquina
Praia Mole
Lagoinha do Leste
Matadeiro
A 500 metros do canto esquerdo da praia da Armação
A 500 metros do canto direito do Morro das Pedras
A 500 metros para a esquerda da estrada de entrada da praia do Moçambique,
A 500 metros do costão das Aranhas, na Praia do Moçambique
A 500 metros do canto direito da Praia do Santinho
A 500 metros do canto esquerdo da praia dos Ingleses.

Nenhum comentário: