terça-feira, 13 de agosto de 2013

ALERTA EM TERRA E MAR

Foto Fernando Alexandre
Defesa Civil alerta para risco de chuva forte e mar agitado em Santa Catarina
Previsão é de ventos fortes com rajadas de até 90 km/h no Litoral Sul


A Defesa Civil de Santa Catarina, com informações da Epagri/Ciram, alerta para o risco de chuva forte, mar agitado e rajadas de vento de até 90 km/h entre a noite desta terça e a quarta-feira, dia 14. A instabilidade é devido a uma nova frente fria que avança pelo Estado. 

Entre a noite desta terça e a manhã da quarta há previsão de chuva moderada a forte do Planalto ao Litoral de SC. Segundo informações da Epagri o acúmulo de chuva pode ser de 40 mm a 60 mm. Em algumas regiões do Litoral Sul o acumulado pode ser de acima de 100 mm e há risco de alagamentos e deslizamentos. 

No mesmo período, segue o alerta para a previsão de ventos de 60 km/h com rajadas de até 90 km/h. Essas rajadas devem ser registradas no Litoral Sul devido as condições atmosféricas instáveis. 

Esse vento, segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, esse vento forte deve deixar o mar muito agitado com picos de onda de 3.0 metros no decorrer da quarta-feira. O risco para a navegação e atividades de pesca segue até a sexta-feira. 

Depois dessa chuva, o frio deve tomar conta do Estado com a chegada de uma massa de ar polar. Na quarta-feira, devido à combinação do frio e umidade, volta a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A sensação de frio será maior devido ao vento sul. 

Chance de neve nesta quarta-feira é maior em SC

O ar polar favorece ainda a formação de geada nas áreas altas do Estado na quinta e sexta-feira. Nestas regiões as temperaturas podem se aproximar de 0ºC. 

Recomendações da Defesa Civil: 

> Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões;

> Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros;

> Mar agitado: perigo à navegação de pequenas e médias embarcações;

> Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas;

> Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças;

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.
(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)


Nenhum comentário: