segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NO SIRIÚ E GAMBOA


Foto Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros/Divulgação
 Bombeiros avistam oito baleias no Sul enquanto atendiam ocorrência
Durante ocorrência em Garopaba, helicóptero Arcanjo fez registro.
Mamíferos foram avistados entre a Praia do Siriú e da Gamboa.

Oito baleias foram avistadas na tarde da última sexta-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros Militar, durante uma ocorrência atendida pelo helicóptero Arcanjo. Segundo o Tenente Pratts, seis das baleias foram avistadas na Praia do Siriú e duas na Praia da Gamboa, em Paulo Lopes.
Possivelmente são baleias-francas, já que a temporada de avistamentos no Litoral de Santa Catarina vai até novembro. "Já aconteceu de vermos outras vezes. Sempre que dá, fotografamos", explica o Tenente.
s
Saiba mais
Segundo informações passadas pelo Instituto Baleia Franca (IBF), nesta quarta-feira (23) foram avistadas três baleias-francas com filhotes na Praia do Siriú. Já no dia 18 foram avistadas cinco baleias-francas com filhotes na Praia da Gamboa, três baleias-francas com filhotes na Praia do Siriú e duas com filhotes em Garopaba.
Em setembro, foram percorridos pelo IBF 280 quilômetros de costa do litoral brasileiro, entre as praias de Moçambique, em Florianópolis, Santa Catarina, e Torres, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 123 baleias-francas, sendo 56 filhotes, foram contados no Litoral catarinense.
"É comum elas andarem em grupos nesta época. Elas vêm da Antártida para acasalarem e até mesmo para amamentarem os filhotes com mais conforto, devido à temperatura da água ser mais elevada. Em outubro elas começam a retornar para a Antártida e os grupos começam a diminuir", explica Rodrigo Freitas, biólogo da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc).

Nenhum comentário: