terça-feira, 29 de outubro de 2013

TEM CAMARÃO NA LAGOA!

Foto Cristiano Estrela / Agencia RBS
Pescadores arrebanham quilos de camarão graúdo na Lagoa da Conceição
Há três dias eles trabalham com lanternas durante a madrugada adentro

por Carolina Dantas
carolina.dantas@diario.com.br

A Lagoa da Conceição brindou os pescadores de Florianópolis com uma combinação perfeita capaz de trazer quilos de camarão graúdo. O último período da lua cheia - que termina próximo dia 3 - elevou a maré acompanhada do vento sul, que trouxe uma correnteza pelo canal da praia da Barra da Lagoa. Pelo menos 40 pescadores arregaçaram as calças em pequenos barcos e esperam madrugada adentro pelo presente que a natureza só traz à noite.

Faz três dias que cada tarrafada arrebanha de 10 a 20 quilos do camarão-rosa, comum na região de tamanho médio a grande. Leandro da Silva, 35 anos, nasceu em Florianópolis e pesca desde os 9 anos de idade. Segundo ele, o que aconteceu nesta semana é uma combinação única, mas não tão incomum na Lagoa. Ele trabalha durante as madrugadas de primavera desde que descobriu como usar uma lanterna para atrair os camarões, vendidos a R$20 o quilo.

— Só conseguimos à noite. Cheguei aqui lá pelas 21h e vou ficar até a hora que aguentar — disse Leandro.

Morador da Barra da Lagoa, José Irineu da Silva, 64 anos, descreveu a pescaria como uma "festa". Assistiu tudo de camarote, como faz desde que nasceu na Ilha.

— Não tenho como provar, mas o nosso camarão é o melhor do mundo. Tenho certeza — disse Irineu.

Os camarões são encontrados embaixo da ponte que liga o Centro do Bairro à Avenida das Rendeiras e só podem ser pescados com tarrafa - a utilização de rede é proibida por lei na Lagoa e na Barra. Para comprar, é só observar o ritual e esperar o primeiro pescador de sorte para pagar direto na fonte.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: