sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TREINAMENTO

Navios de instrução para patrulhamento costeiro fazem escala em Florianópolis

Embarcações da Marinha do Brasil permanecem atracadas no Estreito antes de seguirem para portos de Santos e do Rio de Janeiro

imgEdson Rosa

FLORIANÓPOLIS
A bordo o dia começa cedo. Às 6h, pontualmente, o apito do contramestre de serviço dá o toque de alvorada e quem está na escala de plantão corre para mais um dia de trabalho duro. Lavar convés, lustrar brasões dourados, pintar mastros, soldar parapeitos, consertar escotilhas ou fazer manutenção na casa de máquinas, pode não parecer, mas são tarefas para quem está em férias.
Foto Débora Klempous/ND
Capitão-tenente Rogério Almeida Gomes, comandante de navio atracado no cais do Estreito
Esta tem sido a rotina dos tripulantes dos três navios de avisos oceanográficos e patrulhamento costeiro da Marinha do Brasil, atracados no cais da Capitania dos Portos de Santa Catarina, no Estreito. São alunos do curso de aspirantes a oficial, que no recesso da Escola Naval participam de instruções práticas durante navegação de ida e volta do Rio de Janeiro a Florianópolis.
A frota entrou na baía norte de Florianópolis no início da tarde de terça-feira (10). As três embarcações zarparam domingo (8) do Rio de Janeiro, passaram para reabastecimento no porto de Itajaí e permanecem até sábado (14) embaixo da ponte Hercílio Luz. Na volta, o roteiro prevê passagem pelo porto de Santos/SP.
Enquanto navegam, os marinheiros se familiarizam com equipamentos eletrônicos dos navios, como radares, sonares. Em alguns casos, a tripulação monitora o Preps (Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite). De acordo com o novo Plano Nacional de Pesca do Governo Federal, a Marinha integrará a equipe de fiscalização do setor, com Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Polícia Federal e forças estaduais.
Em um dos navios atracados no cais do Estreito, comandado pelo capitão-tenente Rogério Almeida Gomes, a mascote veio de longe. Trata-se do boneco Taz, o demônio da Tasmânia, que usa quepe de oficial e tem cadeira cativa na cabine de comando – “Tudo pela Pátria – Instrução é Nosso Grito”, é o slogan a bordo. 
(Do ND - www.ndonline.com.br

Nenhum comentário: