sexta-feira, 23 de maio de 2014

TEM TAINHA NA RUA!

Grupo de pescadores faz protesto e fecha o trânsito na avenida Mauro Ramos

Avenida ficou bloqueada nos dois sentidos no começo da tarde desta sexta (23)
Por: Danilo Duarte
 

Protesto fechou as duas pistas com redes anilhadas (Foto: Karina Schaefer / Tudo Sobre Floripa)


Atualizado às 14h10min

Um grupo de pelo menos 60 pescadores fez um protesto nesta sexta-feira (23) em Florianópolis pedindo pela liberação de redes de pesca específicas para uso durante a safra da tainha. No começo da tarde, o grupo saiu em marcha da Assembleia Legislativa em direção ao Ibama, na avenida Mauro Ramos. Por volta de 13h45min, eles interromperam o trânsito nos dois sentidos.

Além do grupo, há uma embarcação e um carro de som. Os pescadores fecharam as duas pistas com as redes anilhadas e uma tainha presa. Logo que chegaram ao prédio do Ibama, as portas da repartição foram fechadas pelos manifestantes e logo em seguida foram os funcionários do Ibama que fecharam o prédio.
Pela manhã, eles estiveram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para reivindicar a liberação da licença para a pesca da tainha com rede anilhada, com o auxílio de um guincho nas embarcações. Por volta de 11h, a rua Doutor Jorge Luz Fontes, em frente ao principal acesso da Alesc, foi interditada pelos manifestantes.
Segundo o presidente da Federação dos Pescadores de SC, Ivo Silva, os pescadores estão à espera de uma definição sobre a liberação das redes de caceio e malha, que permitem a pesca de peixes de tamanho menor, acarretando num lance ainda maior.
A chamada rede de caça e malha é considerada especial por conter uma anilha de metal. O acessório usado na ponta da rede ajuda na coleta de peixes, facilitando a pesca sem exigir muito esforço dos pescadores. De acordo com Ivo, cerca de 300 profissionais receberam a licença especial do Ministério da Pesca para trabalhar nesse ano, quantidade semelhante à do ano passado. Cerca de 40% desses atuam na região de Florianópolis.
A licença para o uso da rede de caça e malha é emitida por um Grupo de Trabalho da Tainha, ligado ao Ministério da Pesca. O grupo tem a participação de diversos catarinenses, entre eles o próprio Ivo, indicado pela Confederação Nacional dos Pescadores.
Com informações da repórter Karina Schaefer
(Do http://www.tudosobrefloripa.com.br/)

Nenhum comentário: