sábado, 28 de junho de 2014

A TAINHA E A FESTA DE SÃO PEDRO!



A Tradição da Tainha

Durante a Festa de São Pedro Pescador, entre os pescadores, costumava-se cercar as tainhas, retirar de cada cento uma “tara” (tainha maior) e ofertar ao Santo. Ao final, era realizado um pequeno leilão entre os pescadores que com o dinheiro arrecadado compravam rojões para a festa. Assim, no dia 29, ao meio dia, os sinos da Igreja Matriz e das capelas nos bairros anunciavam a celebração.
A Festa de São Pedro acontece sempre no auge da pesca da tainha. Durante os meses de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba e possibilitando ao caiçara uma “abastança” (fartura) nas Festas de São Pedro. Daí a tradição de fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).

Barraca da Tainha

A Barraca da Tainha foi introduzida na Festa de São Pedro Pescador somente em 1977. Há anos a FundArt conta com a parceria da Colônia de Pescadores Z10 Ministro Fernando Costa, para contribuir com o fortalecimento da classe pesqueira que arrecada fundos com o evento.

Uma das principais atrações do evento – a Barraca da Tainha, este ano terá incluído em seu cardápio o prato típico caiçara “azul-marinho” também conhecido como “peixe com banana verde”.

A Praça de Alimentação receberá entidades filantrópicas e comerciantes locais selecionados por edital específico para a fruição das barracas de alimentos e bebidas na festa. Sua infraestrutura ainda maior será acompanhada da ampliação do evento.

(Do http://fundart.com.br/festa-de-sao-pedro-2014/tradicao-da-tainha/)

Nenhum comentário: