sexta-feira, 27 de junho de 2014

ILHA DO CAMPECHE

inscrições rupestres - Ilha do campeche
Uma história de enigmas e belezas

Inscrições deixadas por uma civilização remota unem-se à exuberância natural para fazer da misteriosa Ilha do Campeche, em Santa Catarina, uma bela atração. Os caprichos da natureza convivem com os minuciosos e intrigantes desenhos de uma civilização sobre a qual pouco se sabe.

Na Ilha do Campeche, no litoral de Santa Catarina, assombram a água transparente do mar, a exuberância dos tiés-sangue e as curiosas inscrições rupestres espalhadas por todos os lados. Depois de caminhar por aproximadamente 20 minutos, já é possível observar as primeiras inscrições rupestres. Os pesquisadores que estudam a arte deixada há séculos na ilha conseguiram catalogar mais de 150 desenhos, em diversos pontos. 

São 21 sítios arqueológicos (onde foram encontrados grupos de figuras, restos de comida, sepultamentos, armas, etc), 9 estações líticas (onde eram usadas água e areia para afiar ferramentas) e 1 sambaqui (um amontoado de conchas, onde eram enterrados os mortos e os animais, mas onde foram encontrados também ferramentas e armas). Basicamente, os desenhos são geométricos e têm formas humanas e de animais. Essas figuras são formadas por meio de círculos, triângulos, quadrados e há uma ocorrência muito estranha de hexágonos,

A ilha é o único lugar do mundo onde essas inscrições foram vistas até hoje e ao todo, a Ilha do Campeche tem 58 hexágonos inscritos nas pedras. Sabe-se apenas que há um grande conteúdo religioso, espiritual mas é difícil saber o que realmente se passava na cabeça de um povo cuja cultura desapareceu.

Existem vestígios arqueológicos de até 14 mil anos.

( Do http://www.riozinho.net/uma-historia-de-enigmas-belezas/)

Nenhum comentário: