quinta-feira, 17 de julho de 2014

A PESCA "OFICIAL"

Foto Fernando Alexandre
Safra da tainha encerra no dia 30 de julho e meta não deve ser atingida

Expectativa era chegar a pelo menos 1,5 mil toneladas, afirma federação.Até agora, foram pescados 1.260 toneladas, quase o mesmo nº de 2013.

Do G1 SC

A temporada de safra da tainha termina no próximo dia 30 de julho e, segundo a Federação dos Pescadores de Santa Catarina, a meta não deve ser atingida. A expectativa era chegar a pelo menos 1.500 toneladas este ano. Até agora, foram pescados em todo o estado cerca de 1.260 toneladas de tainha, quase a mesma de 2013 (veja vídeo ao lado).
"Foi um empate técnico, porque nós capturamos umas 60 toneladas a mais do que no ano passado", disse Ivo da Silva, presidente da Federação. Para os pescadores artesanais, a culpa é da pesca predatória. "O que está causando essa diminuição é a indústria pesqueira. O peixe não tem escapatória. Eles pegam tudo mesmo. É por isso que está escasseando a tainha", afirmou o pescador Orlando Domingos Silva.

Rede Anilhada

Este ano, os pescadores artesanais também foram proibidos de utilizar as chamadas redes de anilha, o que, de acordo com eles, diminuiu a produtividade. Nesta segunda-feira (14), uma equipe de técnicos do Ministério do Meio Ambiente analisou o pedido da Federação para que o equipamento volte a ser usado. "Nós vamos começar um novo trabalho, uma nova batalha, para que no ano que vem o pessoal consiga trabalhar tranquilamente", declarou Ivo.

Em um rancho no Norte da Ilha de Santa Catarina, um retrato da safra até agora: barcos parados no galpão. O pescador Virginio Manoel dos Santos reclama que as tainhas não apareceram. "Nem para guardar em casa nós tivemos, inclusive teve um pescador que pegou 50, 60 tainhas venderam e agora ficaram sem", comentou ele.

(Veja mais no http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/)

Nenhum comentário: