sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MAR DE BALEIAS

Foto Pedro Castilho,Udesc / Divulgação
Pesquisadores encontraram sete pares de mamães com filhotes durante busca aérea por animais que desencalharam em Laguna, no Litoral Sul de SC, no sábado

Por Mariana Della Justina


Lembra da mãe e do filhote de baleia-franca que encalharam em Laguna no último fim de semana? Os pesquisadores ainda não os encontraram depois do resgate naLagoa de Santo Antônio, em Laguna, e toda ajuda é bem vinda para encontrá-los. Nas buscas por eles, foram avistadas outras 17 baleias em apenas um sobrevoo pelo Litoral Sul de Santa Catarina. Entre eles, sete pares de mamães com seus filhotinhos e outras três solitárias. As buscas pelos animais que encalharam continua e o objetivo é descobrir como foi o desfecho dessa história.
O filhotinho foi o primeiro a desencalhar no último sábado e foi para o oceano antes da baleia adulta. Como ele é muito pequeno para se virar sozinho, a ideia da equipe que trabalhou no resgate dos animais é de ver se os dois conseguiram se encontrar novamente, o que garantiria a sobrevivência do pequeno, ainda dependente do leite materno. Desde domingo são realizadas operações pelo mar, por terra e um sobrevoo foi feito na segunda-feira por profissionais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi neste voo que os outros 17 animais foram avistados.

Par de mãe e filhote encontrado em sobrevoo nas buscas dos desencalhados
Foto Pedro Castilho, Udesc, Divulgação

Desde quarta-feira as buscas pelo mar foram suspensas por conta das más condições do tempo para a navegação, mas Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca,Polícia Ambiental, Capitania dos Portos e demais instituições envolvidas vão continuar insistindo até ter um desfecho para esta história.A APA da Baleia Franca divulgou imagens com as características da mãe e do filhote em um esforço de encontrá-los com ajuda da população e pescadores, caso vejam animais com essas descrições, estejam juntos ou separados.

Foto Karina Groch, APA da Baleia Franca, Divulgação

Foto Karina Groch, APA da Baleia Franca, Divulgação

Foto Karina Groch, APA da Baleia Franca, Divulgação

Condições do mar continuam ruins para navegação

De acordo com o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, o mar deve continuar agitado até a metade do próximo sábado. Com a chegada do frio, veio também o vento sul, que interferiu no mar. Nesta quinta-feira, as ondas continuam altas e podem chegar a picos entre 3 metros e 4 metros afastado da costa. Por isso, a navegação de embarcações de pequeno e médio porte continua desaconselhável.

Se você tiver alguma pista, entre em contato com a APA da Baleia Franca pelo telefone (48) 3255-6710. Você também pode enviar informações e fotos para o emailapadabaleiafranca@yahoo.com.br.


(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: