terça-feira, 5 de agosto de 2014

MAR DE BALEIAS

Baleia e filhote são resgatados de rede de pesca no Norte da Ilha de Santa Catarina Alejandro Donnangelo/Reprodução de vídeo

Liberação da mãe e do filhote envolveu as 25 pessoas que estavam no barcoFoto: Alejandro Donnangelo / Reprodução de vídeo
Baleia e filhote são resgatados de rede de pesca no Norte da Ilha de Santa Catarina
Biólogos em embarcação avistaram animais a um quilômetro da praia da Lagoinha do Norte

Uma embarcação que navegava pela Lagoinha do Norte no final da tarde da última sexta-feira resgatou mãe e filhote de baleia-franca enrolados em redes de pesca. 
Os animais estavam a pouco mais de um quilômetro de distância da praia. O salvamento envolveu 25 pessoas que estavam no barco. No grupo havia biólogos e universitários da UFSC que atuam no Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. 

Não se sabe a quem pertenciam as redes. O vídeo com as imagens foi divulgado na tarde desta segunda-feira pelo doutorando Alejandro Donnangelo. 
— Se não tivéssemos libertado os dois, com certeza o filhote teria morrido — lembra o biólogo Donnangelo.
Analista ambiental da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira adverte que o procedimento é arriscado. 
— Não recomendamos que ninguém tente libertar as baleias: é muito arriscado — ressalta.
Os pesquisadores da APA da Baleia Franca e do Instituto Baleia Franca observam que é relativamente comum que esses animais consigam se soltar sozinhos das redes — as baleias geralmente arrebentam o material. Não é proibida o uso de rede para a pesca no local. 
Em caso de risco, a população deve acionar os órgãos competentes, como a Polícia Ambiental ou mesmo a APA, pelo telefone (48) 3255-6710, e o Instituto Baleia Franca, pelos números (48) 3255-2922/ (48) 9928-3223.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: