quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PEIXE LUA




A fotógrafa Jodi Frediani capturou com sua câmera o Mola mola, também conhecido como peixe-lua, quando este submergiu para se alimentar de Velella velella, uma espécie de hidrozoário. Apesar de um pouco tímido no começo, o peixe-lua pareceu fazer até biquinho para as fotos.
Também conhecido como o peixe-lua, a criatura pode crescer até 4 metros de comprimento e pesar mais de 2,3 toneladas. Por vezes podem ser confundido com tubarões quando sua barbatana dorsal desponta para fora da água. O peixe-lua gostam muito de comer Velellas velella, que vivem na superfície e se alimentam de plâncton e pequenos peixes.
O peixe-lua nada em profundidades de até 600 metros e passam boa parte de suas vidas submersas em profundidades de mais de 200 metros, o que torna bastante raro encontrar próximo da superfície.

A ambientalista Jodi estava a bordo do navio de observação de baleias, o Sea Wolf II em Monterey Bay quando avistou o peixe raro. "Nós normalmente podemos vê-los descansando sob a superfície então isso foi muito incomum. Os vimos espetando as Velella velellas uma por uma e depois as engolindo e esguichando jatos de água do mar”.
“Eles nadam de modo curioso, um pouco desajeitado para um peixe, meneando a dorsal alta e as barbatanas ventrais e as caudas curtas. Eles preferem se alimentar de águas-vivas, mas tivemos a rara oportunidade de ver um deles se alimentando de outro ser vivo”.
Jodi continuou: "Usando uma técnica especial para prender pequenos Velella velella na superfície do oceano, o peixe-lua levantou a cabeça para fora da água, sorveu seu alimento e depois cuspiu para fora."
Sendo o mais pesado de todos os peixes ósseos, os peixes dessa espécie são mansos e parecem apáticos. Eles são difíceis de fotografar porque são enganosamente rápidos e geralmente não gostam quando os mergulhadores chegam perto deles. É tão raro avistar um desses peixes que a última vez que um deles foi visto na costa da Califórnia foi há oito anos.

(Do  http://www.dailymail.co.uk/)

Nenhum comentário: