sábado, 13 de setembro de 2014

FORA DA ROTA

Baleias se perdem e param na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul Karoline Ávila/Rádio Gaúcha
Animais teriam se perdido na rota migratória, segundo oceanógrafoFoto: Ka

roline Ávila / Rádio Gaúcha











































































































































































































































































Tem Baleias na Lagoa dos Patos

Duas baleias, uma adulta e um filhote, apareceram nesta quinta-feira (11) no estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Elas foram avistadas por volta das 7h15min da manhã próximo aos terminais do Porto de Rio Grande. Avaliação de oceanógrafo indica que as baleias estavam perdidas. As informações são da Rádio Gaúcha


No final da manhã, embarcações da Marinha do Brasil e do Museu Oceanográfico tentaram desobstruir o fluxo marítimo para facilitar a saída das baleias da Lagoa dos Patos. A meta era encaminhar os animais à região costeira. 

De acordo com o oceanólogo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) Cleber Grubel da Silva, nos meses de agosto a setembro, as baleias franca saem da Artártida com destino à costa de Santa Catarina. Os animais teriam se perdido da rota migratória. 

O aparecimento de baleias no estuário da Lagoa dos Patos é um fenômeno raro. 
— Em 30 anos de monitoramento, esta é a terceira vez que ocorre o aparecimento de baleias na lagoa — disse Grubel — É uma grande oportunidade para as pessoas conviverem com estes animais que ainda estão livres pelo oceano — acrescentou.

(Da RÁDIO GAÚCHA)

Nenhum comentário: