sexta-feira, 3 de outubro de 2014

É HOJE!


O ENGENHO VAI MOER E O LIRA DELIRAR!

O lançamento do livro “Lira Paulistana – Um Delírio de Porão”, de Riba de Castro, e o show "de trésont'onte a dijaôji", do Grupo Engenho, juntos no Circo da Dona Bilica na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro, em Florianópolis, comemora o reencontro – 30 anos depois – entre o grupo de Santa Catarina e o teatro e gravadora de São Paulo. Em 1983 o Grupo Engenho lançou pelo selo “Lira Paulistana” seu terceiro Lp, o “Força Madrinheira” e participou de shows, promovidos pelo “Lira” em São Paulo e Curitiba.

UM DELÍRIO DE PORÃO
”Lira Paulistana – Um Delírio de Porão” conta a história do pequeno teatro da Rua Teodoro Sampaio, em São Paulo, que entre 1979 e 1986  foi palco das mais diversas manifestações artísticas e berço da chamada “vanguarda paulista”, movimentação/movimento que agregou grupos e artistas como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Grupo Rumo, Premeditando o Breque e Língua de Trapo, entre outros.Além de sala de espetáculos,O Lira foi também uma gráfica e editora, publicando um jornal semanal (pioneiro na publicação de toda a programação cultural da cidade), uma produtora de eventos e grandes shows e uma gravadora que chegou a lançar mais de 30 discos, entre eles o “Força Madrinheira”, terceiro Lp do Grupo Engenho.
Escrito por Riba de Castro, um dos criadores e sócios do teatro, “Lira Paulistana- Um Delírio de Porão” conta com vasto material iconográfico (fotos, cartazes,capas de discos, livros e jornais) depoimentos dos outros sócios e jornalistas e produtores culturais que fizeram parte dos bastidores dessa história, só agora contada. O livro conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Natura Musical.

“DE TRÉS ONT’ONTE A DIJAÔJI!"
O show “De trésont'onte a dijaôji" (”Dos dias de ontem aos dias de hoje”), apresenta uma antologia da trajetória do Grupo Engenho , um ícone da música de Santa Catarina e seus sucessos de 1979 até agora.
Esse show no Circo da Dona Bilica é o último que o grupo realiza antes da gravação do cd e DVD  “de três ont’onte a dijaôje”, projeto premiado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e servirá também para a gravação de imagens e depoimentos que farão parte do DVD.
Os temas selecionados para este show são Corre Menina, Quintal, Braço Forte, Pedra do Moinho, Engenho, Areia, Feijão com Caviar, Açoreanas, Lua mansa, Nó Cego, Força Madrinheira, Barra da Lagoa, Meu Boi Vadiou e Vou Botá meu Boi na Rua.

O Grupo Engenho é formado por Alisson Mota (vocais e violão), Marcelo Muniz (baixo, orocongo e voz), Chico Thives (bateria e voz) e Claudio “Frazê” Gadotti (percussão e voz) – os quatro da formação original – além de Marcelo Besen (sanfona e voz), Guto Vieira (violino) e Manoela Vieira (vocais)

SERVIÇO
O que- Show do Grupo Engenho e lançamento do livro “Lira Paulistana – Um Delírio de Porão”
Quando – Dia 3 de outubro, sexta-feira.
Onde – Circo da Dona Bilica – Rua Manoel Pedro Vieira, 601 – Morro das Pedras – Florianópolis – fone 048 – 3206-7941 – E-mail- contato@pedeventoteatro.com – site -www.circodabilica.com.br
Horário – Lançamento do livro às 19 horas – show do Grupo Engenho às 20 horas
Custo – Livro 20 reais- Show 20 inteira e 10 reais meia.

Nenhum comentário: