quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MAR DE PESCADORES

Foto André Pizzolo/Divulgação
Rede é utilizada para a pesca da tainha em SC

Pescadores de SC buscam apoio em Brasília para liberar rede anilhada

Presidente da Federação entregou documento ao ministro da Pesca.
Categoria pede liberação do instrumento de pesca para a safra de 2015.

Do G1 SC

Representantes da Federação dos Pescadores Artesanais de Santa Catarina buscam em Brasília apoio para reivindicações da categoria. Entre elas, está a liberação do uso da rede anilhada para sa safra da tainha de 2015. O presidente da entidade, Ivo da Silva, entregou na terça-feira (25) ao ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, um documento solicitando a liberação da pesca com rede de emalhe anilhada no estado. A prática é feita há 10 anos, mas foi proibida porque o Ministério considera que a rede com anilhas capturaria mais peixes que o necessário.

O ofício foi entregue durante o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), que Lopes preside. "Fizemos uma apresentação ao Conselho e explicamos que a autorização que solicitamos é apenas para a pesca artesanal de pescadores credenciados. É essencial a liberação para a pesca da tainha". A próxima safra deve iniciar em maio de 2015.

De acordo com Silva, a previsão de resposta do Conape é até o final da primeira quinzena de dezembro. A federação também solicitou ao Ministério apoio financeiro para realizar pesquisa, coleta de dados e estatísticas sobre a pesca no estado. "Com esse financiamento, teríamos ainda mais meios para justificar a liberação da rede anilhada", disse o presidente da Federação.

A proibição da rede anilhada gerou uma série de manifestações no estado em 2014. Uma portaria do Ministério da Pesca proibiu desde o dia 15 de maio a pesca com esse instrumento. Desde 2013 a pesca é fiscalizada. Apenas com uma licença do órgão federal, a prática deixará de ser ilegal em Santa Catarina.

Nenhum comentário: