quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MERCADO DO PEIXE

O consumidor modifica o mercado ou o mercado modifica o consumidor?
Foto Seafood

O aumento da procura por produtos sustentáveis modifica o cenário do mercado de pescados a cada dia. O consumidor está mais exigente e o setor pesqueiro corre para adequar-se. Quem comprova esta boa notícia é uma nova pesquisa independente sobre o comportamento de compra de frutos do mar ao redor do mundo. Os resultados da pesquisa mostram que os consumidores estão cada vez mais à procura de pescados provenientes de uma fonte sustentável, e que rótulos ecológicos sustentam a credibilidade destas reivindicações. A pesquisa, conduzida em nome do Marine Stewardship Council (MSC) questionou mais de 9.000 compradores de pescados em 15 países da Europa, Ásia, Austrália e América do Norte. Acredita-se que esta seja a maior pesquisa internacional do mundo do consumo de frutos do mar sustentáveis.

Aproximadamente 90% dos entrevistados acreditam que a sustentabilidade do oceano é importante, destes 55% afirmaram que o declínio dos estoques pesqueiros tornou-se uma questão mais importante do que era há um ano. Esta preocupação com a saúde do oceano tem sido refletida durante as decisões de compra dos consumidores. Dois em cada cinco dos entrevistados (41%) afirmaram buscar pescados e derivados a partir de uma fonte sustentável durante suas compras, representando um aumento de cinco por cento desde 2010 (36%). 

Em países como a França e Austrália os consumidores foram os mais propensos a colocar a responsabilidade em oferecer a opção de escolha de produtos sustentáveis nos supermercados e restaurantes, este último, segundo a maioria dos entrevistados deve mostrar as opções de frutos do mar sustentáveis ​​em seus menus. A pesquisa sucede outra semelhante realizada em nome da MSC em 2010 e 2012, somando-se a crescente base de evidências utilizadas pela MSC para incentivar a indústria, varejistas e consumidores a fazer escolhas de pescados sustentáveis. O recente aumentos no número de produtos com rótulo ecológico MSC sugere que os varejistas estão respondendo a essas demandas. Globalmente, o número de produtos do mar que levam o rótulo ecológico MSC quintuplicou para mais de 25 mil entre 2010 e 2014.

Saiba mais sobre a pesquisa acessando o link

(Do http://www.observasc.net.br/pesca/index.php/noticias/ecologia/)

Nenhum comentário: