terça-feira, 25 de novembro de 2014

O CHUMBO VIRANDO POR CIMA DA CORTIÇA...

Fonte: Veja

Um mês antes do início da campanha eleitoral, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) alterou uma norma interna permitindo que as carteiras de pescador, antes confeccionadas pela Casa da Moeda com uma marca d'água para evitar fraudes, fossem emitidas em papel comum, sem dispor de nenhuma proteção. A medida permitiu que, desde junho, as próprias superintendências da pasta nos Estados, a maioria controlada pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), confeccionassem os documentos, que dão direito a salário durante os cinco meses do defeso e outros benefícios. O PRB, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, comanda a pasta desde março de 2012, quando o senador Marcelo Crivella foi nomeado ministro. O ministério é chefiado hoje pelo pastor Eduardo Lopes, também do PRB e suplente de Crivella. A sigla trabalha para manter a pasta no próximo mandato de Dilma Rousseff. Das 27 superintendências, 17 estão sob a chefia de filiados e dirigentes do partido.


No Acre, a Polícia Federal e o Ministério Público investigam a denúncia de que houve um derrame de carteiras no período eleitoral para pessoas que não praticam a atividade pesqueira. A distribuição teria beneficiado Juliana Rodrigues de Oliveira e Alan Rick, respectivamente eleitos deputados estadual e federal pelo PRB. Os eleitores que receberam as carteiras cinco dias antes das eleições, disseram ter vendido o voto em troca do benefício.

A investigação está sob sigilo.Dados do ministério mostram que, no Acre e no Maranhão, o número de carteiras emitidas no período eleitoral supera o dos demais meses. De agosto a outubro, foram confeccionadas 30.177 carteiras no Maranhão, mais que as 22.581 dos sete meses anteriores do ano. A Polícia Federal possui 14 inquéritos abertos no Estado para apurar irregularidades no pagamento do seguro-defeso ou na distribuição de carteiras. O Ministério Público informou que tramita um recurso no Tribunal Regional Eleitoral relacionado à distribuição das carteiras, também sob sigilo. O número de pescadores artesanais registrados no País hoje é de 1.005.888. Dados do Ministério do Trabalho mostram que, de abril a setembro, o número de requerentes do seguro da pesca chegou a 281 mil; foram 198.000 no mesmo período de 2013. A pasta não informou quais Estados tiveram maior crescimento.


Nenhum comentário: