sábado, 21 de fevereiro de 2015

OS CIGANOS DO MAR

 Fotos James Morgan

Entre a Malásia e as Filipinas

O povo Bajau são alguns dos últimos verdadeiros nômades marinhos. Um grupo étnico de origem malaia, que durante séculos viveram suas vidas quase que inteiramente no mar, no sudeste asiático entre a Malásia, Filipinas e Indonésia. Vivem em barcos longos conhecidos como lepa lepa ou em palafitas.
Tradicionalmente, eles nascem, vivem e morrem no mar, o que lhes rendeu a fama de mergulhadores exímios. Conhecidos também como “ciganos do mar”, o povo Bajau tem pescadores que são capazes de mergulhar a uma profundidade de 20 metros e ficar até 5 minutos sem retornar a superfície. Os únicos equipamentos utilizados por eles, são óculos de madeira feitos à mão e um simples arpão. Devido ao tempo passado na água desde a infância, os músculos dos olhos se adaptaram para contrair mais as pupilas e mudar a forma do cristalino, aumentando a refração de luz, assim, possuem uma visão extremamente boa debaixo da água. Porém, uma parte do corpo dos Bajau que não se desenvolve tão bem são os tímpanos, que normalmente rompem bem cedo por não equalizarem a pressão nos ouvidos quando mergulham.


Uma equipe do programa Human Planet da BBC registrou, na costa de Sabah, em Bornéu, esta pescaria impressionante do povo Bajau. Para assistir clique aqui!

(Da BBCbrasil)

Nenhum comentário: