sábado, 30 de maio de 2015

O NAMORADO (A) E O OUTRO (A)!




Não podemos confundir meninas, namorado é namorado e o outro é o outro.

Com a correria do dia-a-dia toda e qualquer praticidade é muito bem-vinda. No momento da compra do pescado não é diferente. O problema é que, quanto mais beneficiado, filé ou postas por exemplo, mais difícil fica sua identificação. E as características que antes eram usadas para identificá-los são perdidas. Daí fica a dúvida: este peixe é o namorado (Pseudopercis numida) ou o batata (Lopholatilus villarii)? Para piorar, estes dois peixes já são muito parecidos inteiros. A diferença está no sabor e no preço: o namorado, mais apreciado, possui um bom valor no mercado, sendo comercializado inteiro a preços que variam de 21 a 23 reais segundo a CEAGESP, chegando a valores mais elevados após o beneficiamento.
como saber se estamos diante do namorado ou do outro? A confiabilidade do seu local de compra é muito importante. Por via das dúvidas existem também dicas de como diferenciá-los quando adquiridos inteiros. Diferente do namorado, o batata possui pintas amarelas e uma faixa clara longitudinal na base da nadadeira dorsal. No momento da compra uma simples observação pode evitar que o consumidor seja enganado. Quando o peixe já passou por processos onde não é possível identificar estas características, fica quase impossível saber o que estamos adquirindo. Quase. Recentemente, com o aumento de inúmeras fraudes em que peixes de preços mais baixos são comercializados como outros mais valorizados entram em cena novas técnicas para a detecção de adulteração de espécie em pescados e derivados. A técnica chamada DNA Barcoding demonstrou-se muito eficiente na identificação de espécies de pescado mesmo após diversos processamentos confira.
Foto: Peixes marinhos do Brasil: guia prático de identificação - Marcelo Szpilmanponent/content/article/1315-o-namorado-e-o-outro

Nenhum comentário: