quinta-feira, 25 de junho de 2015

MORTE NO MAR

Fotos: Edenice Rosa

Redes ilegais promovem massacre da vida selvagem no Litoral

As capturas de animais em redes fixas ilegais chegaram a um nível alarmante na região. As denúncias e as fotos dos animais, que chegam às praias já mortos, nas redes sociais, são quase que diárias. O episódio mais recente ocorreu esta semana em Porto Belo: pescadores artesanais recolheram 10 pinguins que haviam se enroscado em uma rede-feiticeira. Levados à praia, os bichinhos foram colocados um ao lado do outro sobre a areia.

É um massacre da vida selvagem que tem ficado impune por falta de estrutura de fiscalização. O Ibama Itajaí, responsável pela costa da região, não tem barco nem espaço para colocar o material apreendido. Os órgãos de meio ambiente municipais também parecem alheios à problemática: Porto Belo, por exemplo, também não tem barco. Bombinhas conseguiu fazer uma fiscalização preliminar na semana passada e recolheu uma rede, mas o barco da prefeitura é pequeno e não pode sair quando as condições do mar são ruins, como nesta semana.

Há duas semanas, um leitor filmou um resgate de um pinguim também em Porto Belo. Outros quatro morreram, presos numa rede ilegal.

Além dos pinguins, tartarugas também estão entre as vítimas contumazes das redes fixas. Uma vergonha. Preservar a vida no mar também é garantir os estoques no oceano. Uma situação como essa, além de criminosa, é uma enorme falta de bom senso.

( Do blog Guarda-Sol - http://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/)

Um comentário:

Luis Fernando disse...

Fora os que eu encontrei na ilha, estava remando de standup no sábado passado e tinha alguns vivos no mar também...