sábado, 26 de setembro de 2015

METAIS PESADOS

Baleias encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca (Foto: Carlos Júnior/VC no G1)

Contaminação por metais causou encalhe de 30 golfinhos no RN
Resultado das análises de amostras foi divulgado nesta semana pela UERN.
Animais encalharam em setembro do ano passado no litoral Norte do estado.
Do G1 RN

A absorção de metais pesados foi a causa do encalhe de 30 golfinhos da espécie falsa-orca no ano passado na praia de Upanema, em Areia Branca, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. O resultado dos exames feitos em laboratórios do RN e Rio de Janeiro foi anunciado nesta semana pelos integrantes do projeto Cetáceos da Costa Branca, que é vinculado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O encalhe aconteceu no dia 22 de setembro do ano passado.
Depois de apresentar um vídeo gravado durante a operação que conseguiu devolver ao mar 24 dos 30 golfinhos encalhados, o coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, Flávio Lima, anunciou a conclusão das análises feitas em amostras dos animais mortos. De acordo com o professor, os exames apontaram que os golfinhos haviam sido contaminados com mercúrio e metal. Os materiais baixaram a imunidade dos animais, provocando a proliferação de parasitas no intestino e na cabeça.

“Com a imunidade baixa, os parasitas que geralmente ficam no intestino do animal, migraram para uma reunião da cabeça conhecida por 'bulas timpânicas", que serve para o animal ter uma orientação espacial.", explica o coordenador. Com isso, os golfinhos ficaram desorientados e perderam o rumo, encalhando na praia de Upanema. O professor acrescenta que os golfinhos estavam com 20 vezes mais mercúrio no sangue do que os padrões internacionais estabelecidos.

O índice de salvamento em caso de encalhe coletivo chamou a atenção pelo fato da média internacional ser de 20%. Com a conclusão das análises, os biólogos do projeto Cetáceos da Costa Branca pretendem produzir artigos científicos para serem apresentados em eventos fora do país.

Filhote de falsa-orca morreu ao lado da mãe na praia de Upanema (Foto: Divulgação/PM)


Nenhum comentário: