quinta-feira, 22 de outubro de 2015

BOTANDO MAIS FOGO NESSE INFERNO!

Divulgação/Doug Morton/Nasa
Queimadas na Amazônia: variações climáticas das últimas semanas são resultado do El Niño 

Nasa alerta que El Niño deste ano deve se igualar ao mais forte já registrado

Por Agência Brasil | 21/10/2015 11:50 

Fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial 


O El Niño registrado no período 2015/2016 deve se igualar ao de 1997/1998, o mais forte já identificado até o momento. O alerta é da Agência Espacial Norte-americana (Nasa, na sigla em inglês). O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

A Nasa informou ainda que, neste ano, os impactos do El Niño em todo o mundo serão melhor observados do espaço do que em qualquer outro ano, por meio do uso de satélites e de superprocessadores de dados. “Nas duas últimas décadas, fizemos grande progresso em reunir e analisar dados que podem ajudar os pesquisadores a entender mais os mecanismos e os impactos globais desse fenômeno”.

No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as variações climáticas registradas nas últimas semanas são resultado do El Niño e confirmou que o fenômeno este ano está mais intenso que o normal. Enquanto a Região Sul sofre com fortes chuvas e tempestades de granizo, moradores da região central do país buscam formas de se proteger do sol, enfrentar as altas temperaturas e a baixa umidade. 


Nenhum comentário: