sábado, 23 de janeiro de 2016

MAR DE PESCADOR


Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Operação quer coibir a pesca ilegal em Florianópolis
Para tentar coibir a ação irregular de pescadores e atuneiros ao longo da costa, representantes da Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura e da Floram reuniram-se na tarde desta quinta-feira, dia 21, com o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Adenilson Perin, e representantes do divisão técnica do Instituto.

A reunião foi motivada por dezenas de queixas de entidades que congregam pescadores a respeito da pesca ilegal, e por isso o secretário de Pesca, Maricultura e Agricultura, Roberto Katumi Oda, solicitou maior efetividade de fiscalização.

Juntou-se às queixas dos pescadores o aparecimento de centenas de peixes mortos na praia de Jurerê na última segunda-feira, incidente que o secretário atribui à pesca ilegal. Ele disse não acreditar na hipótese de a mortandade ter sido provocada pelacontaminação da água.

— A Fatma praticamente já descartou essa possibilidade com os testes feitos na praia. Acreditamos que a principal causa realmente seja a pesca de arrasto, que, com as iscas de pequeno tamanho, acabam escapando da rede já mortos, algo muito comum no nosso litoral — disse.

Uma nova reunião será realizada no dia 16 de fevereiro, contando com a presença de representantes da Capitania dos Portos e da Polícia Ambiental, para esquematizar uma Operação Presença e tentar coibir a ação ilegal de pescadores, que acontece, em larga escala, ao longo da costa.

(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: