domingo, 17 de janeiro de 2016

SABERES EM CINZAS


Memórias: Âncoras restam como lembranças das embarcações construídas de forma artesanal e que serviam de sustento 
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Barracão centenário, de valor histórico para cultura açoriana, é incendiado no Campeche

Por

Um ato criminoso e covarde contra cultura açoriana e principalmente contra a pesca catarinense. Esse é o sentimento da comunidade do Campeche, que amanheceu perplexa e triste. O centenário e tradicional barracão de pesca do Aparício do Deca foi incendiado, no canto sul da praia do Campeche, Sul da Ilha de Florianópolis. O ato ocorreu por volta das 22h30min de sábado. 

Moradores e banhistas choram ao ver apenas as duas âncoras das canoas Célia e Renilda, construídas há mais de 100 anos e feitas de garapuvu - uma perda de valor cultural e histórico incalculável e imensurável. O prejuízo com as redes e cabos chega a R$ 100 mil, mas o sentimento de perda é muito maior. O local onde pescadores e moradores se reuniam para trocar uma ideia, jogar dominó e fazer peixe assado está transformado em cinzas. 

Um cenário desolador.

- Arrancaram o meu coração. Um pedaço de mim foi embora - disse Sidnei Inácio, um dos pescadores mais tradicionais da praia, enquanto era consolado por amigos ao ver pela manhã o que restou do barracão. A Polícia Militar procura por um suspeito. A família registrou um boletim de ocorrência no 2º Distrito Policial no Saco dos Limões. As duas embarcações e mais uma rede foram usadas na última temporada de tainha e responsáveis pelo maior cerco de tainhas da praia com quatro mil peixes.

(Do http://dc.clicrbs.com.br/sc/)

Nenhum comentário: