terça-feira, 30 de agosto de 2016

MORTE NO MAR

Animal estava com pedaço de rede de pesca preso à caudaFoto: Divulgação / R3Animal

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto da praia da Joaquina, em Florianópolis
Animal tem 7,6 metros e deve ser enterrado no local

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia da Joaquina na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis. Esse é o segundo caso atendido na Ilha de Santa Catarina pelo Instituto R3 Animal nesta temporada. Após a necrópsia, o animal será enterrado na praia.

Trata-se de um filhote, com 7,6 metros. No domingo, o corpo do animal tinha sido avistado boiando próximo à Ilha do Campeche. Segundo Cristiane, o enterro do animal segue as medidas sanitárias para evitar contaminação e ocorre no lugar mais seco possível da praia.

— Com certeza ela morreu há mais de um dia. Ela está com um pedaço de rede de pesca preso à cauda. Mas só os exames podem comprovar a real causa de morte — explica veterinária Cristiane Kolesnikovas, da R3 Animal.

Os encalhes de baleia jubarte não eram comuns no litoral catarinense, mas se tornaram mais frequentes desde o ano passado. Pesquisadores acreditam que o aumento da população do animal e a influência do El Niño podem ser as causas da presença da espécie, comumente encontrada no Sudeste e Nordeste, mais ao sul do Brasil.

Na última segunda-feira, dia 22, outra baleia jubarte havia sido encontrada em Florianópolis, na na Praia do Moçambique. Foi o primeiro caso de encalhe desta espécie registrado na Ilha de Santa Catarina neste ano. 

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: