sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MAR DE CULTIVO

Foto Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

SC mantém liderança na produção de ostras, vieiras e mexilhões
Estado é responsável por 98,1% dos moluscos produzidos no país

Santa Catarina continua líder nacional na produção de ostras, mexilhões e vieiras. Em 2015, 98,1% das 21,06 mil toneladas de moluscos produzidas no país saíram do Estado. O dado faz parte da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da liderança isolada, o ano passado teve queda na maricultura do Estado: foram 4,6% a menos na comparação com 2014.

De acordo com os especialistas do IBGE, essa queda não decorreu em função de problemas climáticos. Foi a recessão econômica o principal fator da desaceleração na produção, pois são alimentos mais caros e houve uma redução no poder de consumo da população. Além disso, ocorreu um incremento na fiscalização sanitária, levando pequenos maricultores clandestinos a desistirem da atividade.

Entre as maiores cidades produtoras do país, nove das dez primeiras ficam em Santa Catarina. O principal destaque é Palhoça, responsável por 65,2% da produção nacional e 66,5% da produção estadual. Já Florianópolis é referência na produção de sementes de ostras, vieiras e mexilhões: 91,6% do total nacional sai da capital catarinense.

Produção de peixes e suínos também é destaque

Santa Catarina também é bem representada na produção de peixes. O Estado é o quarto maior produtor do país, com 7% do total nacional, atrás apenas de Rondônia (17,5%), Paraná (14,3%) e Mato Grosso (9,8%). 

Já entre os suínos Santa Catarina ocupa a segunda colocação no ranking nacional, com um rebanho superior a 6 milhões de cabeças. Perde apenas para o Paraná. Entre os dez municípios com os maiores rebanhos, dois estão no Estado: Armazém (7º) e Concórdia (9º).
( Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: