terça-feira, 20 de setembro de 2016

MOBY DICK

Foto Greg McFall/Reuters
Navio do capitão Ahab está no Havaí

Arqueólogos encontraram no Havaí (EUA) os restos de um navio de caça de baleias que data do século 19. O capitão da embarcação, que sobreviveu a um naufrágio, serviu de inspiração para o escritor Herman Melville criar sua obra mais conhecida, "Moby Dick", de 1851. 

Objetos de ferro e cerâmica que pertenceram ao baleeiro Two Brothers (dois irmãos) estavam submersos em uma remota cadeia de ilhas e atóis a noroeste do Havaí. Havia duas âncoras, três imensos utensílios usados para derreter a gordura de baleias, cordas, arpões e utensílios de cozinha. "Nós sentamos para realmente repassar todos os diferentes artefatos... e houve um momento que olhamos para cada um [do grupo] e falamos: 'Isto é do Two Brothers'", contou a líder da expedição, Kelly Gleason.
O navio, de 1823, era comandado pelo capitão George Pollard Junior. Dois anos antes, ele esteve à frente de outro, o Essex, que foi abordado por uma baleia e afundou no sul do Pacífico em uma saga que acabou imortalizada no livro de Melville --os dois devem ter provavelmente se conhecido por volta de 1840. Segundo relatos da época, Pollard e outros sobreviventes do Essex ficaram muito tempo no mar até que foram resgatados três meses depois do acidente. A história cita o canibalismo para que pudessem se manter vivos.

Depois do Two Brothers, o capitão nunca mais guiou outro navio, e passou o resto de seus dias como vigia noturno. A descoberta é de pesquisadores da Noaa (sigla em inglês de Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos EUA), que deu início às expedições do naufrágio em 2008. Esta é a primeira vez que um navio caçador de baleias de Nantucket, em Massachusetts (EUA), é achado. O local é conhecido por ter papel importante na economia americana e na expansão para o oceano Pacífico.

(Da Agência Reuters - Via www.folhaonline.com.br )

Nenhum comentário: