sábado, 22 de julho de 2017

ILHA - VENDE-SE

A ilha de Little Ross, a 170 km de Edimburgo, está à venda. Foto: Galbraith Group/Divulgação

Quer uma casa nova? Essa ilha está à venda pelo preço de um apartamento

Palco de um assassinato que ficou famoso nos anos 1960, a ilha de Little Ross pode ser comprada por um valor que se aproxima do cobrado por muitos apartamentos, mesmo no Brasil

por HAUS

A ilha escocesa de Little Ross, que tem pouco mais de 117 mil m², está à venda por módicas £ 325 mil (R$ 1.335.490). A propriedade fica no sudoeste da Escócia, no sul de Kirkcudbright, cidade portuária muito popular entre artistas, a apenas 170 km da capital, Edimburgo.
A ilha tem pouco mais de 117 mil m² e fica em um ponto tranquilo da costa da Escócia. Foto: Galbraith Group/Divulgação

Little Ross tem uma torre com farol construída em 1843 por Alan Stevenson, membro de uma família inteira de engenheiros civis. O farol servia para orientar as embarcações na baía de Kirkcudbright. Antes dele, havia uma distância muito grande entre os faróis de Mull of Galloway e de Southerness. Infelizmente, essa torre não está incluída no valor pedido pela ilha. O farol pertence e é administrado pelos Comissários para os Faróis do Norte. Um contrato de arrendamento foi assinado em 1841 e permite que o farol seja operado em Little Ross virtualmente para sempre. Desde os anos de 1960, no entanto, ele foi automatizado e não precisa de operários em tempo integral.

O que faz parte do negócio é o chalé dos guardadores do farol, com seis quartos, o pátio em que a torre foi erguida e todo o restante da ilha. Isso inclui três cabanas em ruínas, oficinas, jardim murado outra pequena ruína e jardim murado ao sul e um celeiro de pedra ao norte. A parede do píer é compartilhada pelos donos de Little Ross e o Conselho de Faróis do Norte, de modo que ambos devem prover sua manutenção. Pode-se chegar à ilha de barco ou de helicóptero. Quem coordena a venda é a consultoria imobiliária Galbraith Group.
A torre de observação e o farol não fazem parte da propriedade. Foto: Galbraith Group/Divulgação
O chalé dos guardadores do farol foi construído com pedras e é um bom lugar para passar férias, por exemplo. Foto: Galbraith Group/Divulgação

Passado sangrento

Em 1960, o guardador do farol, Hugh Clarke, foi encontrado morto por dois visitantes. Depois de uma longa investigação, o assistente de Clarke, Robert Dickson, foi considerado culpado pelo crime. A sentença foi o enforcamento, depois convertido em prisão perpétua. A história serviu de inspiração para uma das partes do livro “Life and death in Little Ross” (Vida e morte em Little Ross, em tradução livre), de David R. Collin. O autor estava na ilha no dia do assassinato e serviu de testemunha durante o julgamento de Dickson.

Clarke tinha 64 anos quando foi morto. Ele era um carteiro aposentado de Dalry, cidade que fica a pouco mais de 140 km da ilha. O corpo foi descoberto quando os visitantes ouviram um telefone tocar dentro do chalé. Aproximando-se da porta, eles bateram, mas não foram atendidos. Então decidiram entrar. Clarke estava em uma cama com muitos ferimentos na cabeça que, posteriormente foram atribuídos às balas de um rifle. Dickson, que tinha 24 anos na época, foi preso em Selby, no condado de Yorkshire, a mais de 300 km de Little Ross. Ele nunca explicou os motivos do crime.
Little Ross foi cenário de um assassinato em 1960. Na foto, um dos seis quartos do chalé principal. Foto: Galbraith Group/Divulgação

(Via http://www.gazetadopovo.com.br/)

Nenhum comentário: