sábado, 12 de agosto de 2017

MAR DE BALEIAS

Baleia cinzenta se aproximou de banhistas em praia na Califórnia - Mark Girardeau

Baleia cinzenta é flagrada nadando entre banhistas em praia na Califórnia
Imagens aéreas mostram animal a poucos metros da faixa de areia

RIO — Uma baleia cinzenta com cerca de seis metros de comprimento foi flagrada nadando calmamente entre banhistas em Dana Point, no condado de Orange, na Califórnia. Nas imagens aéreas, capturadas pelo fotógrafo ambiental Mark Girardeau, é possível observar o imenso mamífero a poucos metros da faixa de areia e de pessoas que curtiam a terça-feira ensolarada no balneário.

Em entrevista à afiliada local da NBC, Justin Greenman, coordenadora assistente da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa), comentou que pelas imagens é possível notar que a baleia tinha cracas agarradas ao seu corpo, o que sugere que sua saúde estava potencialmente comprometida. No Facebook, internautas comentaram sobre o risco de o animal encalhar, por nadar tão próximo à costa.

Mas segundo Bruce Mate, diretor do Instituto de Mamíferos Marinhos da Universidade Estadual de Oregon, trata-se de um comportamento habitual da espécie. Durante o verão no Hemisfério Norte, as baleias cinzentas visitam a região e às vezes são vistas em grupos, mas normalmente se alimentam sozinhas.

Sobre a proximidade com a praia, o especialista explicou que na maior parte do tempo, essas baleias se alimentam no fundo do mar, comendo pequenos crustáceos, mas elas vão para qualquer lugar onde houver alimento disponível.

— Vemos animais em águas rasas diariamente — afirmou Mate, à National Geographic. — Elas são mais oportunistas do que as pessoas pensam.

Contudo, Mate chama atenção que nesta época do ano, a migração das baleias cinzentas na costa da Califórnia já terminou, e a maioria dos animais está indo para o Alasca, perto do Ártico. Todos os anos, as baleias cinzentas migram do Ártico para a costa do México durante o inverno, para terem suas crias, e por volta do mês de fevereiro iniciam a viajem de retorno para o norte.

De acordo com a Orange County Outdoors, empresa onde Girardeau trabalha, trata-se de um filhote de baleia cinzenta, provavelmente com dois ou três anos de idade que, por alguma razão, está atrasado na migração para o Norte. Antes de se aproximar da praia, o animal foi visto nadando calmamente entre barcos no cais da cidade.

“Mas às 18h ela já estava nadando direto pela costa, a caminho do Alasca, e parecia bem”, informou a empresa, pelo Facebook. “Todo o verão nós temos alguns atrasados”.

(Do O GLOBO)

Nenhum comentário: