terça-feira, 25 de setembro de 2018

Povos Navegadores - OS VIKINGS

Com conhecimentos de astronomia e detentores de uma tecnologia que os permitia romper limites e viajar para lugares distantes de sua terra natal - Noruega, Suécia e Dinamarca - Os Vikings, os povos guerreiros da Escandinávia, eram também exímios navegadores.
Durante a "era viking", que vai do século VI ao XI, em seus longos e rápidos navios chamados de drakkars (dragão) atacaram e conquistaram a costa do Mar Báltico, na Rússia, a Normandia, ao norte da França , a Escócia e a Inglaterra. Exerceram também seu poder atacando a costa de vários outros países europeus, como Portugal, Espanha e Itália.
Na Groelândia chegaram a criar colônias e alcançaram a América antes da descoberta de Cristóvão Colombo, empreendendo ainda uma fracassada tentativa de colonização na costa sudeste do Canadá. Há também indícios de que chegaram até a Palestina.
Belicosos, inquietos e conhecidos principalmente por seu vandalismo, a imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos. Hoje adimite-se a sua importância e são reconhecidos pela grande contribuição que deram à tecnologia marítima e construção de cidades. Também faziam comércio pacificamente.
Os vikings costumavam usar lanças (como o deus Odin) e machados. Seus capacetes eram cônicos, como se vê na imagem do timoneiro (foto lá em cima), e não possuiam chifres (como são apresentados).
"The Pursuit of Vikings", música do album "Fate of Norns" da banda sueca Amon Amarth.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fernando Alexandre e Andrea Ramos, salve!

Belo o material sobre os vikings...

Descendente de noruegueses,apreciei os comentários...

Tenho bom material sobre o tema/assunto...

Um abração do viking

Olsen Jr.

Anônimo disse...

Poeta,
essa espelunca-rancho com alma salgada se sente feliz em tê-lo como frequentador.
Não tem do que...
A escotilha é serventia da nave. Se quiseres é só puxar o barco pra água, molhar a quilha e botar vento nas velas.
O mar é nosso. E somos todos do mar.Ficaremos alegres em navegar juntos.
No cais, aguardamos suas palavras.

amplexos convexos

Anônimo disse...

pf, qual é a regiao de origem deles e como as invasoes dele na europa contribuiu para o feudalismo ?