sexta-feira, 24 de novembro de 2017

PLÁSTICO DE CAMARÃO

Casca do camarão é plástico?

Casca do camarão, alternativa aos plásticos derivados de petróleo

Casca do camarão: bioplástico “shrilk” desenvolvido por cientistas de Harvard mostra que a casca, ao invés de ir pro lixo, pode ser alternativa aos plásticos derivados de petróleo – e ainda gera nutrientes para plantas

Um plástico degradável feito a partir de material descartado no lixo. E que pode ser enterrado no solo e servir de alimento para as plantas. Sonho?

Graças a uma equipe de cientistas do Instituto Wyss de Harvard, especializada em bioengenharia, isto já é possível.
Bioplástico feito a partir da casca do camarão

Eles desenvolveram o “shrilk”. Um bioplástico feito a partir da casca do camarão. É tão resistente quanto outros bioplásticos no mercado, e se desfaz no meio ambiente em apenas duas semanas.
Para produzir o shrilk cientistas usaram quitosana

Diferentemente de outros bioplásticos que usam matéria prima vegetal em sua composição, para produzir o shrilk, os cientistas usaram quitosana. Um polissacarídeo super resistente obtido a partir do quinino, substância presente no exoesqueleto do artrópode.
Quitina disponível no mundo provém de cascas de camarão

A maioria da quitina disponível no mundo provém de cascas de camarão descartados. E é jogada fora ou utilizada em fertilizantes, cosméticos, ou suplementos alimentares.

Javier Fernandez, líder do estudo declarou:
Você pode fazer praticamente qualquer forma 3D com impressionante precisão deste tipo de quitosana.

Mesmo depois de descartado, o bioplástico tem suas vantagens:

A equipe até plantou um pé de ervilha em um solo enriquecido com quitosana, que cresceu em três semanas, demonstrando seu potencial para incentivar o crescimento das plantas. Assista:

(Fonte: Exame.com)

Nenhum comentário: